Qual a idade ideal para cirurgias plásticas? Muitas mulheres têm medo de fazer uma cirurgia plástica ou até mesmo uma cirurgia estética por acharem que ainda é muito cedo para isso. Esclareça suas dúvidas sobra a idade ideal para fazer uma cirurgia plástica nesta matéria.
Qual a idade ideal para cirurgias plásticas? Muitas mulheres têm medo de fazer uma cirurgia plástica ou até mesmo uma cirurgia estética por acharem que ainda é muito cedo para isso. Esclareça suas dúvidas sobra a idade ideal para fazer uma cirurgia plástica nesta matéria.

Qual a idade ideal para cirurgias plásticas

Saber qual a idade ideal para cirurgias plásticas é uma dúvida que afasta muitas mulheres desses procedimentos, que muitas vezes pode retardar a solução de um problema grave de saúde.

Uma estudante de vinte anos, passou boa parte da sua adolescência disfarçando a falta de seios. O sutiã com bojo passou a ser uma peça fundamental em seu guarda-roupa. Quando tinha qui8nze anos, ela já queria fazer cirurgia de implante de silicone, mas teve que esperar mais três anos pelo procedimento, até que a família concordasse com a operação.

A preocupação, principalmente do pai, que não sabia qual a idade ideal para cirurgias plásticas, era com as consequências de um cirurgia plástica em uma pessoa tão jovem.

O cuidado paterno tem embasamento entre especialistas. Segundo o cirurgião plástico e secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em Mato Grosso do Sul, doutor César Benavides, para cada cirurgia plástica existe uma idade mínima recomenda pelo Conselho Regional de Medicina.

No caso da estudante, ela poderia ter se submetido à cirurgia aos quinze anos, mas a espera foi fundamental para que Cynthia e a família se sentissem seguros. A cirurgia foi feita em 2009, um presente por ter passado no vestibular.

Ela colocou 265 ml em cada seio. “Eu queria fazer porque me incomodava não poder usar certas roupas, pela falta de volume nos seios. Minha autoestima melhorou 100%”.

Cirurgias plásticas

Qual a idade ideal para cirurgias plásticas
Saiba qual a idade ideal para cirurgias plásticas

Apesar de não ter um estudo concreto ou uma pesquisa que demonstre o aumento do número de cirurgias plásticas entre as adolescentes e jovens, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, confirma que cada vez mais cedo os jovens procuram o consultório médico.

Segundo informações da SBCP, As cirurgias mais procuradas a partir dos 16 anos são implante de silicone, lipoescultura e correção de nariz para as adolescentes. Entre os homens, a correção de orelha e diminuição da glândula mamária.

No caso das mulheres, o cirurgião César Benavides explica que a idade ideal para a cirurgia plástica, além da orientação do CRM, varia de dois a três anos após a primeira menstruação. É nessa época que os hormônios começam a se estabilizar e as glândulas mamárias atingem o tamanho máximo.

Independentemente do tipo de cirurgia plástica, Benavides alerta que, antes do procedimento, as pacientes devem ser orientadas sobre os riscos que pessoas de qualquer idade estão sujeitas ao fazer uma operação.

As consequências psicológicas de uma cirurgia plástica

A psicóloga Roseli Aguilera, 46 anos, explica que a facilidade de acesso a cirurgias, tanto de custo quanto de forma de pagamento, pode banalizar o processo de transformação do corpo, principalmente nas pessoas mais jovens. “A adolescência é um processo de luto do corpo infantil e aceitação da nova imagem de homem ou mulher.

A cirurgia de Aline Martins, de dezenove anos, foi planejada por toda a família. O procedimento foi feito em janeiro de 2009, no período de férias escolares. Durante os 30 dias em que ficou de repouso no período pós-operatório, a ajuda da família, e principalmente da mãe, foi fundamental para a recuperação de Aline.

“Para tomar banho, comer, me vestir, dormir, pra tudo eu precisava da ajuda deles. Acho que só dá certo se a família apoiar de verdade, e se a gente souber as consequências e os cuidados depois da cirurgia. Tem que querer muito” finalizou.

Esperar a idade ideal para realizar a cirurgia plástica

A ideia de se submeter a uma cirurgia plástica rondou a empresária e esteticista Maria José da Silva, 38 anos, durante 3 anos. “Achei melhor fazer mais tarde, pela idade e também por ser depois das minhas duas gestações”. Os filhos têm hoje 20 e 18 anos e não havia mais motivo para adiar. Em agosto de 2011 fez duas cirurgias: fez implante de 300 ml de silicone nos seios e lipoescultura nas costas e barriga.

Maria José diz que a maturidade a ajudou na recuperação. “Quando a gente é mais velho tem mais consciência de que os cuidados com alimentação e atividade física são fundamentais pra manter o corpo depois da cirurgia”.

Há cerca de dois meses, Maria José voltou a se submeter a uma cirurgia, dessa vez, para diminuir o tamanho da auréola do seio. “Depois do silicone eu senti a necessidade de corrigir isso também. Meu médico fala que cirurgia plástica é um vício, mas eu acho que não corro esse risco, até porque ainda tenho medo, e acredito que a cirurgia é só em último caso” conclui.

Agora que você já sabe qual a idade ideal para cirurgias plásticas pode começar a planejar a sua, se for o caso e viver melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here