Muitas de nós pensam em montar um e-commerce, mas ficam em dúvida sobre quanto custa abrir uma loja virtual e acabam desistindo. Não desanime, pois como você verá neste artigo, montar uma loja virtual pode custar bem mais barato do que você imagina.
Muitas de nós pensam em montar um e-commerce, mas ficam em dúvida sobre quanto custa abrir uma loja virtual e acabam desistindo. Não desanime, pois como você verá neste artigo, montar uma loja virtual pode custar bem mais barato do que você imagina.

Saiba quanto custa abrir uma loja virtual

Muitas empreendedoras nos perguntam quanto custa abrir uma loja virtual, já que essa informação é fundamental para quem deseja entrar nesse mercado, mas a resposta não pode ser genérica nem abrangente sob o risco de sair completamente da realidade do mercado.

Para início de conversa, abrir uma loja virtual é coisa séria e não adianta ficar tentando encontrar atalhos. Barato e fácil não é, ao contrário do que dizem várias pessoas e alguns provedores de hospedagem que oferecem soluções “mágicas”. Tem muita tecnologia envolvida e certamente muito estudo e treinamento a ser feito.

Outra coisa que as vezes desanima as novas empreendedoras é achar que é um bicho de sete cabeças. Não é, mas a falta de informação tem selado a sorte de várias iniciativas que poderiam dar certo. Montar uma loja virtual é apenas um dos passos para um projeto de e-commerce completo.

Quais são os custos de uma loja virtual?

Pra quem deseja saber quanto custa abrir uma loja virtual, em primeiro lugar você deve se informas sobre o custo da plataforma de e-commerce que irá usar. Isso vai variar em muito, dependendo da solução.

Soluções como lojas virtuais open source certamente são uma opção válida, mas dependendo da complexidade podem ficar bem salgadas em termos de preço.

Quanto custa montar uma loja virtual

Para ter uma ideia de quanto custa montar uma loja virtual com a plataforma Magento, a vedete do mercado atualmente, não sai por menos de R$ 10.000 em uma instalação profissional.

O custo de uma loja virtual utilizando outras soluções open source fica até mais em conta, mas sua usabilidade a médio e longo prazo e questionável porque o Magento estabeleceu um novo patamar tecnológico no mercado.

Uma dessas opções é abrir uma loja virtual como WordPress, ferramenta mais do que conhecida das blogueiras de plantão, que com o auxílio de alguns plugins, pode se transformar em uma loja virtual completa.

As plataformas alugadas ou outros sistemas fazem parte da lista, mas sua aplicabilidade depende dos recursos disponíveis como opções para SEO – Otimização Para Ferramentas de Busca, e outras sem as quais o sucesso do empreendimento fica comprometido.

Hoje em dia SEO é tudo em termos de divulgação, portanto, qualquer plataforma que não possua este tipo de recurso esta automaticamente fora do seu leque de opções.

Resumindo, o custo de uma loja virtual varia bastante em função do modelo de sistema a ser adotado. Atualmente dispomos de ótimos fornecedores de soluções para plataformas de e-commerce no Brasil, que não perdem em nada para fornecedores externos.

O custo de divulgação da loja virtual

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de determinar quanto custa montar uma loja virtual, é o de divulgação da loja virtual. Se na loja física todo mundo fica preocupado com a propaganda, porque agir diferentemente quando o assunto é a criação de uma loja virtual. Elas precisam de muita divulgação seja através de estratégias de SEO ou SEM.

Se você não consegue ser listado(a) em ferramentas de busca – ver artigo – em posições de destaque compromete em muito o sucesso do negócio. O marketing digital desempenha papel fundamental no plano de negócios de qualquer projeto de e-commerce hoje em dia. Relevar essa variável de custo de uma loja virtual é não levar a sério o seu próprio projeto.

Dentro de qualquer planejamento esta verba deve ser determinada com bastante critério, pois nos primeiros momentos da loja o uso do marketing digital é bastante intensivo.

Treinamento em comércio eletrônico é investimento

O gerenciamento de lojas virtuais está ficando cada vez mais profissional e sua gestão tem que acompanhar esse movimento. Nem pensar na solução baratinha de passar a administração da loja para “a menina da contabilidade que sabe de Internet”.

Não que ela não tenha capacidade para isso, mas em termos de comércio eletrônico é necessário muito mais que conhecimento sobre navegação na rede. É necessário conhecer os mecanismos do e-commerce, não só para gerenciar o negócio, como também para identificar oportunidades e se prevenir contra as ameaças do mercado.

O treinamento tanto na etapa de planejamento para implementação da loja virtual, quanto na etapa de operacionalização do software de gestão, otimização da loja para ferramentas de busca, monitoramento dos acessos – Google Analytics – e outras funções é essencial para o sucesso de um projeto. O treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é um item importante da estrutura de custo de uma loja virtual.

Agora que você já sabe quanto custa abrir uma loja virtual, o que falta para montar o seu comércio eletrônico? Mantenha-se atualizada sobre este e outros assuntos do mundo dos negócios online, assinando noss Boletim Informativo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA