Receita de panqueca de carne moída fácil e rápida

Hoje vamos dar uma receita de panqueca de carne moída, praticamente um clássico da cozinha brasileira que nunca sai de moda. A panqueca é o tipo de comidinha que remete a gente àqueles almoços de família com a comidinha caseira da mamãe ou da vovó.

Na receita de panqueca de carne moída que apresentamos hoje você encontra ingredientes simples e baratos e o preparo é bem rápido, em torno de 35 minutos. É o tipo de prato que agrada a todos e não deixa você trancada o dia inteirinho na cozinha.

Ingredientes da receita de panqueca de carne moída

Vejamos então quais são os ingredientes que entram nessa receita de panqueca de carne tipicamente brasileira: Para a massa

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • Sal a gosto

Para o recheio da panqueca

  • Aproximadamente 300 g de carne moída
  • Meia lata de extrato de tomate
  • Meio quilo de tomate cortado em cubos
  • 1 caixa de creme de leite
  • 400g de queijo mussarela fatiado
  • 2 colheres de sopa de cebola picadinha ou ralada
  • Sal a gosto
  • Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo da massa da panqueca

Receita de panqueca de carne moída simples e fácil de fazer
Receita de panqueca de carne moída simples e fácil de fazer

Em primeiro lugar, coloque no liquidificador o leite, os ovos e o óleo, batendo por alguns minutos, acrescentando aos poucos a farinha de trigo e o sal. O ponto ideal da massa é quando ela estiver pastosa mas não muito grossa.

Derrame um fio de óleo e mexa a frigideira para espalhar o óleo por toda ela. Se tiver uma frigideira antiaderente é ainda melhor.

Com uma concha, do tipo usado para servir feijão, despeje a massa no meio da frigideira e vá girando, espalhando a massa de uma forma uniforme por todo o fundo da frigideira. Cada concha dá uma panqueca.

O grande segredo de uma receita de panquecas é deixar a massa bem fininha e leve. Ao fritar, aos poucos as bordas da massa irão se soltando do fundo da frigideira e quando toda a massa se soltar, está no ponto de virar.

Preparo do recheio da panqueca de carne

Primeiro doure a cebola com o óleo e depois acrescente a carne e frite durante alguns minutos. Quando a carne começar a criar uma água, tampe a panela e deixa cozinhar ate que a água diminua.

Feito isso, acrescente o tomate picado e tampe a panela novamente, deixando por mais uns 3 minutos, com o fogo médio e sempre mexendo.

Quando a carne da nossa panqueca estiver pronta, acrescente o extrato de tomate e os temperos de sua preferência. Feche a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos, sempre mexendo.

Quando o molho estiver engrossando desligue e deixe esfriar um pouco para poder colocar o creme de leite, que só deve ser acrescentado quando a carne estiver esfriado para que não coalhe e estrague nossa receita de panqueca de carne moída.

Uma vez frio o molho, ai sim acrescente o creme de leite e misture bem até ficar bem homogêneo. Agora leve novamente ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por mais uns 5 minutos. Você vai reparar que o molho ficará um pouco aguado, mas isso não é problema, pois quando gratinar, ele vai secar ao se incorporar à massa da panqueca.

Receita fácil de panqueca de carne moída
Veja como preparar essa receita fácil de panqueca de carne moída

Preparo da panqueca de carne moída

Agora que temos a massa de panqueca pronta e o molho também, é hora de montarmos o nosso prato. Pegue a panquecas, coloque uma fatia do queijo mussarela e uma porção de carne moída e enrole.

Em uma forma refratária, coloque um pouco de caldo no fundo para untar e evitar que elas peguem no fundo na hora de ir ao forno. Depois de untado coloque as panquecas enroladas no refratário e depois despeje o molho de forma uniforme sobre elas.

Em seguida jogue o queijo ralado sobre as panquecas e leve ao forno para gratinar em fogo médio por mais ou menos uns 20 minutos ou então quando perceber que o molho está fervendo e o queijo estiver derretido. Em uma receita de panqueca de carne moída, essa gratinada dá o toque especial do prato.

Repare que quando a panqueca de carne começar a gratinar a massa vai absorver o molho e incorporar seu sabor, ficando ainda mais gostosa. A nossa sugestão de receita de panqueca de carne moída está ai. E você? Teria alguma sugestão a dar? Deixe seu comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here