Receita de rosbife de filé mignon muito prática

Essa receita de rosbife de filé mignon eu aprendi no curso de cozinha que estou fazendo, numa aula com o Prof. Joel Ruiz, e confesso: ela mudou minha vida! Na verdade, não é a receita em si, mas a técnica de preparo, que é perfeita e muito fácil e muda bastante o jeito de se preparar a carne, que no final, fica muito macia e no ponto ideal. Vamos aos ingredientes do nosso rosbife de filé mignon:

  • 1 pedaço de filé mignon (eu usei apenas 1/2 kg, mas você pode fazer com o filet inteiro)
  • 4 colheres de azeite
  • Sal e pimenta
  • Barbante para amarrar a carne e dar o formato de rosbife

Modo de fazer o rosbife de filet mignon:

Para começar a preparar nosso rosbife de filet mignon é preciso amarrar o  filet mignon com o barbante, dessa forma:

Receita de Rosbife de Filé Mignon
Receita de Rosbife de Filé Mignon

Leve-a para selar numa frigideira/assadeira que possa ser levada ao forno. É importante que o mesmo local em que for selado o filé mignon, seja levado ao forno, porque vamos aproveitar tudo o que grudar nesse local, entenderam? Eu tenho uma panela que faz esse trabalho, mas se você não tiver, utilize uma assadeira de bolo mesmo. Leve o azeite para esquentar e o filet mignon para selar, até ficar bem passada, assim:

Cozinhando o filé mignon
Filé Mignon

Nesse ponto, leve ao forno bem quente (250 graus) durante 15 minutos. Na metade desse tempo, retire, tempere com sal e pimenta, e retorne ao forno para finalizar. Assim que terminar esse tempo, embrulhe o rosbife de filé mignon em papel alumínio e deixe-o descansar por mais 15 minutos. Essa etapa é bastante importante, pois o suco da carne vai voltar para as fibras, deixando-o bem macio e suculento no resultado final.

Finalizando nossa receita de rosbife de filé mignon

Após essa etapa, leve o suco que sobrar dentro do papel alumínio para a frigideira. O líquido vai fazer com que tudo que ficou grudado (e que tivemos o cuidado de preservar) seja incorporado ao molho da carne. Esse processo se chama deglacear. Coe o molho obtido e reserve. Fatie a carne em pedaços de 1 cm, ou se preferir, leve à geladeira e depois fatie em fatias bem finas. Eu preferi servir bem quentinho, acompanhado do molho da própria carne. Um arroz à Grega também entra como um bom acompanhamento.

Sirva o filet mignon com o acompanhamento de sua preferência
Sirva o filet mignon com o acompanhamento de sua preferência

Prontinho. Uma delícia, podem apostar. Sem dúvida, a melhor receita de rosbife de filé mignon que eu já provei.

Receita de rosbife de filé mignon
Rate this post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here