Receita de rosbife de filé mignon muito prática

Essa receita de rosbife de filé mignon eu aprendi no curso de cozinha que estou fazendo, numa aula com o Prof. Joel Ruiz, e confesso: ela mudou minha vida! Na verdade, não é a receita em si, mas a técnica de preparo, que é perfeita e muito fácil e muda bastante o jeito de se preparar a carne, que no final, fica muito macia e no ponto ideal. Vamos aos ingredientes do nosso rosbife de filé mignon:

  • 1 pedaço de filé mignon (eu usei apenas 1/2 kg, mas você pode fazer com o filet inteiro)
  • 4 colheres de azeite
  • Sal e pimenta
  • Barbante para amarrar a carne e dar o formato de rosbife

Modo de fazer o rosbife de filet mignon:

Para começar a preparar nosso rosbife de filet mignon é preciso amarrar o  filet mignon com o barbante, dessa forma:

Receita de Rosbife de Filé Mignon
Receita de Rosbife de Filé Mignon

Leve-a para selar numa frigideira/assadeira que possa ser levada ao forno. É importante que o mesmo local em que for selado o filé mignon, seja levado ao forno, porque vamos aproveitar tudo o que grudar nesse local, entenderam? Eu tenho uma panela que faz esse trabalho, mas se você não tiver, utilize uma assadeira de bolo mesmo. Leve o azeite para esquentar e o filet mignon para selar, até ficar bem passada, assim:

Cozinhando o filé mignon
Filé Mignon

Nesse ponto, leve ao forno bem quente (250 graus) durante 15 minutos. Na metade desse tempo, retire, tempere com sal e pimenta, e retorne ao forno para finalizar. Assim que terminar esse tempo, embrulhe o rosbife de filé mignon em papel alumínio e deixe-o descansar por mais 15 minutos. Essa etapa é bastante importante, pois o suco da carne vai voltar para as fibras, deixando-o bem macio e suculento no resultado final.

Finalizando nossa receita de rosbife de filé mignon

Após essa etapa, leve o suco que sobrar dentro do papel alumínio para a frigideira. O líquido vai fazer com que tudo que ficou grudado (e que tivemos o cuidado de preservar) seja incorporado ao molho da carne. Esse processo se chama deglacear. Coe o molho obtido e reserve. Fatie a carne em pedaços de 1 cm, ou se preferir, leve à geladeira e depois fatie em fatias bem finas. Eu preferi servir bem quentinho, acompanhado do molho da própria carne. Um arroz à Grega também entra como um bom acompanhamento.

Sirva o filet mignon com o acompanhamento de sua preferência
Sirva o filet mignon com o acompanhamento de sua preferência

Prontinho. Uma delícia, podem apostar. Sem dúvida, a melhor receita de rosbife de filé mignon que eu já provei.

4.25 avg. rating (86% score) - 4 votes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA