Os alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer

Os alimentos termogênicos são o verdadeiro Santo Graal de qualquer dieta de emagrecimento.

A principal característica desse grupo de alimentos é provocarem o aumento do gasto calórico do organismo durante a digestão e todo o processo metabólico.

O segredo dos alimentos termogênicos é que, como são alimentos de relativa difícil digestão, eles possuem uma elevada capacidade termogênica.

A coisa funciona da seguinte forma, esses alimentos possuem um teor elevado de substâncias termogênicas, que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, o que faz com que o metabolismo seja acelerado e consequentemente, haja uma maior queima de gordura.

É uma estrutura de funcionamento parecida com a dos alimentos com calorias negativas, que trabalham de forma semelhante e também são grandes aliados nas dietas.

As restrições aos alimentos termogênicos

Visto dessa forma, os alimentos termogênicos podem parecer a salvação de qualquer dieta não acha?

O problema é que infelizmente, a inclusão dos alimentos termogênicos nas dietas, não pode ser feita de forma indiscriminada, pois algumas pessoas possuem restrições ao consumo.

É o caso, por exemplo, das pessoas que sofre de hipertireoidismo, onde as pessoas já apresentam um metabolismo muito elevado, o que pode trazer o risco de perda de massa muscular, junto com a gordura, algo que obviamente não desejamos.

Outro grupo que deve consumir os alimentos termogênicos com parcimônia são as crianças e gestantes, pessoas com problemas de cardiopatia ou hipertensão, pois este produtos podem elevar a pressão arterial.

Os principais alimentos termogênicos

Confira nossa lista de alimentos termogênicos
Confira nossa lista de alimentos termogênicos

A equipe do Mulher Web pesquisou e apresenta uma lista bem variada de alimentos termogênicos que você pode incorporar facilmente à sua dieta e com isso aumentar a queima de gorduras.

A inclusão destes alimentos em uma dieta rica e balanceada, certamente será de grande ajuda em sua dieta, acelerando a queima de calorias e contribuindo para a perda de peso. Confira nossa lista de aliados!

Alimentos com Ômega 3

O primeiro item da nossa lista de alimentos termogênicos são os produtos ricos em Ômega 3, como o salmão, atum e até mesmo a brasileiríssima sardinha, além é claro, dos vegetais oleaginosos como a semente de linhaça e semente de chia.

Como os alimentos que contêm o Ômega 3 aumentam o metabolismo basal, eles melhoram a retenção de líquidos além de facilitar a comunicação entre as células do seu corpo.

Abacaxi

O abacaxi é uma das frutas que incluímos em nossa lista de alimentos termogênicos por ser uma das mais ricas fontes de bromelina, uma enzima que ajuda a quebrar a proteína e auxilia na digestão. É por isso que em churrascarias sempre oferecem abacaxi, para ajudar na digestão. Além disso, o abacaxi também é rico em potássio, magnésio e cálcio, minerais que estão envolvidos no processo de contração muscular

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é rica em uma substância chamada capsaicina, que tem como propriedade, favorecer o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo em seu organismo. O consumo de pimenta vermelha pode aumentar até 20% a atividade metabólica quando ingerida na quantidade de três gramas por dia. Você pode fazer isso adicionando-a a em saladas e também em pratos quentes como tempero.

Água gelada

Até mesmo a água gelada pode ajudar você a emagrecer emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo. No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal.

Chá verde

Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Para que o efeito aconteça, é aconselhável a ingestão de cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado, pois se você tiver insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

Canela

A canela, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas na quantidade de aproximadamente uma colher de chá rasa, contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.

Chá de hibisco

Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, aconselhamos um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.

Gengibre

Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas. A quantidade indicada é de duas fatias pequenas.

Mostarda

O condimento contem isotiocinatos, que dilatam os vasos sanguíneos e elevam os níveis de efedrina, hormônio detonador de gordura.

Agora que você já conhece os principais alimentos termogênicos, o que acha de incorporá-los à sua dieta? Para se manter informada sobre este e outros assuntos, assine a nossa Newsletter.

Alimentos termogênicos
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