Dicas de alimentação saudável na gravidez

Durante a gravidez, muitas mulheres se preocupam com alimentação, tanto pela saúde do bebê quanto pelo fato de não quererem engordar, mesmo porque além de ser difícil de emagrecer depois a saúde acaba sendo prejudicada.

Quando a mulher fica grávida, o organismo começa a se preparar fazendo mudanças para criar o ambiente ideal para a gestação.

Os hormônios ficam em alta, mudando o ritmo do seu corpo. Sendo fundamental fazer mudanças na alimentação para suprir a mãe e o bebê.

Principalmente na gravidez, é de grande importância manter o peso adequado. O ideal é consultar um médico que possa se feita alimentação saudável e adequada para mãe e o bebê, inclusive para evitar os perigos da desnutrição na gravidez.

Como desenvolver uma alimentação saudável na gravidez

Veja algumas dicas do que você deve fazer para ter uma alimentação saudável durante a gravidez. Você verá que é bem simples se alimentar bem durante a gravidez sem ter qualquer problema em termos de peso e uma comida agradável.

Ácido fólico

Mexe na formação do material genético da criança. Sua ausência pode resultar em má formação do feto e anemia na mãe.

Onde encontrar – O ácido fólico é encontrado no fígado e em verduras de cor verde-escura.

Ferro

Ajuda na formação das células sanguíneas do feto. O aumento do volume sanguíneo na mãe também provoca maior demanda de hemoglobina, cuja produção é de responsabilidade do ferro. Sua ausência pode resultar em anemia na gestante.

Onde encontrar – Boas fontes de ácido fólico são o fígado, carnes beterraba e nas leguminosas.

Cálcio e fósforo

São vitais para a formação dos dentes e da estrutura óssea. Sua falta pode levar a má formação óssea do bebê e em gengivite e câimbras na gestante.

Onde encontrar – O cálcio e o fósforo são encontrados no leite e derivados, na gema de ovo e nos cereais. Carnes magras e laticínios também são fornecedores de fósforo.

Vitamina A

Dicas de alimentação saudável na gravidezAtua no desenvolvimento celular, no crescimento ósseo e na formação dos dentes do feto. Também traz benefícios aos olhos e para os mecanismos de defesa da mãe.

A falta da vitamina A pode levar a deficiência do sistema imunológico, o que deixaria seu corpo e do bebê mais expostos à infecções oportunistas.

Onde é encontrada – Você encontra boas fontes de vitamina a no leite e seus derivados, na gema de ovo, no fígado, em frutas como laranja e mamão e nos vegetais amarelados.

Vitamina B1

A vitamina B1 é outro item importante na dieta da gestante, pois ela atua no metabolismo energético, transformando glicose em energia. A sua falta pode levar a insuficiência cardíaca e fraqueza muscular na gestante, o que pode acarretar uma série de desconfortos e problemas.

Onde encontrar – Você encontra a vitamina B! em carnes, cereais integrais, frutas, ovos e nos legumes.

Vitamina B6

Ainda no complexo B temos a vitamina B6 que é fundamental para o crescimento e ganho de peso do bebê. Sua falta pode resultar em baixo peso fetal e irritabilidade na gestante.

Onde encontrar – Você encontra a vitamina B6 no trigo, milho, fígado, frango, peixe, leites e derivados.

Vitamina C

Ajuda na formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absorção do ferro e deixa o sistema imunológico mais resistente. Sua falta resulta no o enfraquecimento das defesas imunológicas da mãe.

Onde é encontrada – Você encontra a vitamina C em frutas cítricas, banana, manga, caju, rabanete, tomate, pimentão e verduras. É importante lembrar também que as frutas ajudam a evitar o enjoo durante a gravidez.

Vitaminas D e E

Colaboram para a saúde das células que transportam oxigênio. A vitamina D, junto com o sol, ainda ajuda na absorção de cálcio e fósforo. Sua carência resulta no raquitismo na gestante e na má formação óssea do bebê.

Onde encontrar – Você encontra as vitaminas D e E em laticínios, fígado e gema. A vitamina E está presente também no milho, aveia, feijão e verduras.

Niacina

Estimula o desenvolvimento cerebral do feto. Transforma glicose em energia. Sua ausência pode resultar em diarreia e intenso nervosismo na gestante.

Onde encontrar – Você encontra a niacina em verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados.

Carboidratos

São a principal fonte de energia do corpo. Se não forem consumidos na quantidade certa podem causar na gestante fadiga, depressão e fraqueza, caso o consumo seja insuficiente; ou aumento excessivo de peso, se o consumo for alto demais.

Onde encontrar – Boas fontes de carboidratos são a batata, o arroz e é claro, as massas.

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