Dieta Detox pós Carnaval – Veja os truques para quem exagerou no carnaval

Dieta Detox pós Carnaval - Veja os truques para quem exagerou no carnaval
Dieta Detox Pós Carnaval

Com a chegada do Carnaval nós sempre acabamos cometendo alguns exageros e essa Dieta Detox Pós Carnaval vem a calhar. A primeira recomendação é comer menos e beber água em dobro são recomendações básicas. Porém, para acelerar o processo de recuperação pós carnaval, é importante você fazer mais: caprichar nos alimentos que ajudam a reequilibrar o pH do organismo, pois isso facilitará o processo de desintoxicação. Outra indicação é abusar dos sucos, das sopas quentes ou frias e também dos chás desintoxicantes.

O objetivo da Dieta Detox Pós Carnaval é ajudá-la a se livrar rapidamente das toxinas que resultam do consumo excessivo de comidas gordurosas, doces e bebida alcoólica. Acumuladas no organismo, essas substâncias inimigas prejudicam a pele, o pique e, principalmente, a balança. Você ainda vai combater a retenção de líquido e desinchar, além de queimar algumas gordurinhas para voltar a rotina normal da sua vida.

Primeira dica para a dieta Detox Pós Carnaval – Muita água

Prepare-se para beber água o dia todo – no mínimo 2 litros. É uma medida importante especialmente para quem abusou do álcool, que deixa as células desidratadas e a péssima sensação de ressaca. Traduzindo: boca seca, enjoo e dor de cabeça. Você brindou com refrigerante? Mesmo assim deixe uma garrafinha d’água por perto.

Outra dica da nossa dieta detox pós Carnaval é tomar, ainda em jejum, um copo de água morna com o suco de um limão e raspas de gengibre. “São ingredientes capazes de aumentar a produção de enzimas que facilitam o trabalho do fígado no processo de eliminação das toxinas”, diz Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro.

O limão ainda combate a fermentação no estômago e no intestino, evitando o acúmulo de gases. E por que água morna? Ingerida na temperatura próxima a do corpo, poupa esforço ao organismo, que, após uma orgia alimentar, merece um descanso.

Tome chás contra o inchaço

Os chás são ótimos para aliviar a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço que deixa até as mulheres magras com a barriga saliente. Aposte nos que têm efeito diurético, como os chás verde, de cidreira, erva-doce, capim limão, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente de leão e cabelo de milho.

Fica ai uma sugestão: Prepare uma boa quantidade da bebida e deixe na geladeira. Assim, você toma o chá geladinho, como se fosse refresco. Funciona muito bem e ainda refresca.

Uma deita leve para ajudar na recuperação

A ingestão de álcool e comidas gordurosas, tão comuns no carnaval sempre estimulam a produção de toxinas. Imagine, então, quando consumidos em excesso. São capazes de alterar o pH do organismo, deixando-o muito ácido e, consequentemente, mais propenso a acumular gordurinhas. Portanto, no dia seguinte, invista nos alimentos com ação alcalinizante – ou seja, que deixam o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso.

Os principais alimentos com ação alcalinizante são: aveia, alface, agrião, brócolis, couve, rúcula, rabanete, pepino, lentilha e melão. Apesar do sabor azedo, que dá ideia de acidez, as frutas cítricas como limão e laranja também têm ação alcalina. Use esses alimentos no preparo de sucos e sopas, que, por ser facilmente digeridos, exigem pouco esforço do organismo. Além disso, evite carnes (inclusive frango e peixe), massa, pão e produtos industrializados. Em se tratando de uma dieta Detox pós Carnaval, pode parecer desnecessária a recomendação, mas não custa nada lembrar; fique longe da cerveja, da caipirinha e outras bebidas alcoólicas.

Aos poucos voltando à normalidade

Você seguir essa dieta detox por um dia ou dois, mas no terceiro dia, volte a consumir alimentos sólidos, porém saudáveis como carnes magras, ovos, verduras, legumes, frutas frescas.

Caso aguente mais tempo sem carboidratos, especialmente os refinados (feitos com farinha branca e pobres em fibras), você pode seguir a orientação do médico nutrólogo Alberto Serfaty, do Rio de Janeiro. Para ele, o ideal é voltar a incluir esses alimentos no cardápio só mais tarde: quatro ou cinco dias depois da festa.

Como você pode ver, nossa dieta Detox pós carnaval não é tão rígida assim e certamente deixará você prontinha para o próximo.

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