Os perigos da desnutrição na gravidez

Conhecer os principais perigos da desnutrição na gravidez é uma forma de alertar sobre essa questão tão importante para a saúde, tanto da mãe quanto do bebê, que muitas vezes passa desapercebida.

A maioria das mulheres dão a luz a crianças fortes e saudáveis, mas por vezes ocorrem algumas complicações que podem surgir nesse período e causar problemas para o bebê e para a mãe.

A desnutrição está entre os principais fatores que interferem na gestação saudável. Saiba mais sobre o assunto e veja os perigos da desnutrição na gravidez.

Entendendo a desnutrição

O que chamamos de desnutrição é nada mais nada menos que a falta de nutrientes, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, nas quantidades adequadas. Com o passar do tempo, a desnutrição acaba por afetar os órgãos do corpo, o que pode resultar em problemas leves ou graves. Quando isso acontece durante a gravidez, a coisa é ainda pior.

A medicina tem fortes indicações que as gestantes, mulheres em fase de amamentação e crianças menores de três anos são tidas como mais suscetíveis aos efeitos da desnutrição que os demais.

A partir do momento que a mulher engravida, ela deve prestar uma atenção maior a seus hábitos alimentares. É importante adotar uma alimentação saudável na gravidez, para dar suporte ao crescimento da criança no interior do seu ventre.

A futura mamãe deve entender também que a alimentação saudável durante a gravidez não é importante somente para a sua saúde, mas que essencial também para a do bebê.

Os principais perigos da desnutrição durante a gravidez

Perigos da desnutrição na gravidez
Saiba quais são os perigos da desnutrição na gravidez

Um dos maiores perigos da desnutrição na gravidez são as consequências que isso pode trazer para a criança.

Quando a gestante está desnutrida, o bebê não estará recebendo os nutrientes necessários no ventre da mãe. Em função disso, o bebê irá apresentar problemas no crescimento e também baixo peso.

Os efeitos gerais da desnutrição sobre o corpo geram um baixo grau de imunidade baixa e consequentemente uma maior exposição a doenças e possibilidade da criança apresentar baixo crescimento.

Alguns efeitos da desnutrição durante a gestação acompanham a criança durante toda a sua vida. Um bebê desnutrido é mais suscetível a infecções na fase de crescimento e também na vida adulta. Além disso, os problemas cognitivos e a dificuldade de aprendizado estão ligados aos sintomas de desnutrição, principalmente durante a gravidez e na infância.

As mulheres que sofrem com desnutrição na gestação tendem a ter filhos com baixo peso ao nascer. Essas crianças se tornam mais propensas a sofrer problemas como visão deficiente, retardo no crescimento, problemas de coordenação motora e muitas outras doenças.

A anemia é uma das doenças que mais afetam as mulheres grávidas com desnutrição em todo o mundo. Ela aumenta o risco de mortalidade, tanto da mãe quanto do bebê durante o parto. Além disso, outros efeitos graves gerados pela desnutrição são partos prematuros, com complicações, hemorrágicos e defeitos congênitos no feto.

Pode parecer estranho, mas desnutrição ainda figura como uma das as doenças mais comuns durante a gravidez . Esse problema ocorre devido a má alimentação da gestante, que acaba causando sérios problemas para a mãe e também para o bebê.

É necessário tratar o problema da desnutrição na gravidez o quanto antes para evitar as consequências. É sempre bom lembrar que que você deve fazer o acompanhamento pré-natal para diagnosticar e tratar problemas na gestação.

Para se manter informada sobre os perigos da desnutrição na gravidez e outros assuntos de interesse da futura mamãe, assine nosso Boletim Informativo.

Perigos da desnutrição na gravidez
Avalie esta matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here